Supermercados mineiros fecham 1º trimestre com crescimento de 1,74%

As vendas dos supermercados em Minas Gerais tiveram crescimento de 1,74% nos primeiros três meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Termômetro de Vendas, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS). A pesquisa é feita com empresas de todos os portes em todo o Estado e os dados estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
 

A matéria continua após a publicidade

Em relação ao mesmo mês do ano anterior, isto é, março de 2019 sobre março de 2018, o crescimento foi de 1,27%. O melhor desempenho do setor ocorreu na comparação de março sobre fevereiro com crescimento de 11,10%.
O forte crescimento em março sobre fevereiro é atribuído a vários fatores, todos ligados ao calendário, como 31 dias em março contra 28 em fevereiro. Além de cinco finais de semanas “cheios”, com cinco sábados e cinco domingos, contra quatro no mês anterior.
O crescimento mais forte em março não contribuiu para elevar o resultado acumulado do trimestre.  Mas, uma das justificativas é que no ano passado a Páscoa, segunda melhor sazonalidade para o setor, se deu durante o primeiro trimestre, e neste ano ocorreu em abril.   
Variação regional – março x fevereiro
 
Variação média – MG
11,10%
Central
11,47%
Centro-Oeste
10,84%
Norte
9,63%
Rio Doce
10,12%
Sul
10,75%
Triângulo
11,24%
Zona da Mata
11,00%
 
Termômetro de Vendas/2019
Mês
Sobre mês anterior
VS. mesmo mês ano anterior
    Acumulado do ano
Jan.
-19,54%
 2,84%
2,84%
Fev.
-2,84%
1,13%
1,99%
Mar.
11,00%
1,27%
1,74%
 

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!