Em meio à explosão dos casos de dengue em Minas e aos alertas constantes para eliminar os criadouros do Aedes aegypti, uma ambulância abandonada em lote vago chama a atenção de quem passa pela avenida Tancredo Neves, no bairro São José, região Noroeste de BH. O automóvel, segundo moradores do entorno, foi deixado no terreno há cerca de duas semanas.
 

A matéria continua após a publicidade

Os quatro pneus, os bancos e o volante foram furtados. Dentro, sobram espaços capazes de acumular água parada. Pichado e sem placa, tem como única identificação um logotipo do Samu, com um número e o nome da cidade baiana de Bom Jesus da Lapa. 
O área onde o carro foi deixado está cercada. Vizinhos dizem que a presença da ambulância é um mistério. “Chegou de madrugada em um reboque e jogaram lá. Dois dias depois, passei aqui e já tinham pichado ela toda e levado os pneus”, contou um homem, que pediu para não se identificado.
Na manhã de ontem, um agente de endemia da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que trabalha na região visitando as casas informou que larvicida já foi colocado no interior do veículo. “Por enquanto está tranquilo porque não está chovendo, o problema é quando a água cair”, disse. 
A regional Noroeste é a quinta, entre as nove da capital, a registrar mais casos de dengue. Atualmente, BH, tem 6.280 notificações da doença –743 na região. “Eu fico com medo. Aqui no bairro muitas pessoas tiveram dengue. Aqui na rua mesmo sou uma das únicas que ainda não peguei”, contou vizinha do lote.
Segundo a mulher, o proprietário do terreno foi visto algumas vezes, mas “ninguém tem o contato”.
Além da ambulância, o lote acumula sacolas de lixo. O Hoje em Dia tentou contato com o dono, por meio de um telefone fixado em um poste e que seria do responsável, mas ninguém atendeu às ligações.
VISTORIA Em nota, a Secretaria Municipal de Política Urbana informou que a situação será repassada à equipe de fiscalização da regional para que seja feita uma vistoria no lote com a possível identificação do proprietário, solicitando a limpeza. 
Na prefeitura de Bom Jesus da Lapa, ninguém foi localizado. Um e-mail foi enviado, mas não houve retorno até o fechamento desta edição.