Mulher morre após se engasgar com pedaço de banana

Uma mulher de 57 anos morreu após engasgar-se com um pedaço de banana, na noite desta segunda-feira (27). O acidente ocorreu no Lago Norte em Brasília/DF por volta das 22h. O Corpo de Bombeiros Militar do DF foi acionado pela filha da vítima, uma adolescente de 14 anos. A matéria continua após a publicidade Ao chegarem na residência, os bombeiros encontraram Gina de Oliveira Mello debruçada na bancada da pia, já em processo de parada cardiorespiratória. O pedaço de banana foi retirado da sua boca e, durante uma hora, a equipe médica tentou reanimar a vítima, mas ela não respondeu aos procedimentos.   O atendimento envolveu 14 militares, além de um helicóptero do Corpo de Bombeiros. Após a confirmação da morte, a Polícia Civil foi acionada para registrar a ocorrência.   Este é o segundo caso de morte por engasgamento registrado no DF em menos de 15 dias. Em 20 de agosto, o dentista Hamilton Monteiro, de 37 anos, morreu depois de engasgar com um sanduíche de Filé numa lanchonete de Águas Claras.

Primeiros socorros

Quando uma pessoa se engasga, é essencial prestar os primeiros socorros até a chegada do atendimento especializado. Pensando nisso, o Corpo de Bombeiros orienta, por meio do 193, sobre o que fazer em cada caso até a chegada dos médicos.
Geralmente em casos de engasgo, a recomendação é que a pessoa comece a tossir com força para expelir o que estiver obstruindo a garganta. Quem está próximo, pode bater forte nas costas de quem engasgou, de baixo para cima. Uma segunda dica, caso essa não dê certo, é ficar atrás da vítima e abraçá-la forte,  como explicou o capitão Ronaldo Reis.
"A pessoa deve fechar uma das mãos e segurá-la com a outra, fazendo um movimento vigoroso para expelir o ar que está nos pulmões do engasgado e, com isso, retirar o objeto. Sempre no sentido de baixo para cima, como se desenhasse uma vírgula".

Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!