Avião experimental desaparece entre Itapema e Navegantes/SC

A equipe aérea dos Bombeiros fez buscas no Litoral de Santa Catarina, entre Navegantes e Itapema, à procura de sinais de uma aeronave experimental de pequeno porte que desapareceu dos radares na região, na manhã desta sexta-feira (27). O helicóptero Arcanjo foi acionado pelo Serviço de Salvamento Aeronáutica às 16h, mas a busca precisou ser interrompida pouco tempo depois, por volta das 17h30min, devido ao nevoeiro marítimo, que prejudica a visibilidade. As buscas foram retomadas neste sábado.

A matéria continua após a publicidade

No início da noite desta sexta feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que sua aeronave SC-105 Amazonas está engajada na operação de busca sob coordenação do Salvaero Curitiba — órgão da Aeronáutica.

O avião desaparecido é um ultraleve modelo Conquest 180 com prefixo PU-OGL, que decolou às 11h do Condomínio Aeronáutico Costa Esmeralda, em Porto Belo, e tem apenas o piloto, José Ubirajara Moreira da Silva, a bordo. A aeronave veio de Ijuí, no Rio Grande do Sul, há uma semana, e não possui base fixa em Santa Catarina. O piloto decolou nesta sexta com destino a Itanhaém, em São Paulo.

Continua após a publicidade

No último contato com a torre de comando, o piloto informou que estava a cerca de nove quilômetros a Sudeste de Navegantes, sobre o mar — possivelmente sobrevoando Balneário Camboriú. Segundo informações extraoficiais, cerca de 20 minutos após a decolagem o piloto teria avisado a torre que havia perdido referência visual de voo.

As buscas do helicóptero Arcanjo serão retomadas assim que melhorarem as condições meteorológicas. A Delegacia da Capitania dos Portos e Itajaí e os Bombeiros da região foram avisados sobre a possibilidade de realizar buscas nas próximas horas.

No início da noite desta sexta, os Bombeiros de Balneário Camboriú receberam a informação de um morador que disse ter avistado o que parecia um pedaço da aeronave no mar, nas proximidades do Morro do Careca, entre a Praia do Coco e a Praia Brava, em Itajaí. Uma embarcação fez buscas, mas não localizou a aeronave.

Continua após a publicidade
Siga o canal do Destak News e receba as principais notícias no seu Whatsapp!