Lei obriga agências bancárias de Itapecerica/MG, a instalarem portas ou grades de aço

Agência do Banco do Brasil em Itapecerica/MG (Foto: Wellington Vieira/DN)

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

A partir do dia 24 de abril entrou em vigor a lei municipal 2.587/2018, que obriga as agências bancárias de Itapecerica/MG a instalarem em suas fachadas externas portões ou grades de aço para evitar a ação de criminosos. A lei, de autoria do vereador José Mariano Oliveira (PSB).

A matéria continua após a publicidade

O projeto foi apresentado no dia 26/02/2018, tramitou pela reunião de comissões em 19/03/2018, votada e aprovada em sessão ordinária no dia 26/03/2018, pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Wirley Rodrigues Reis “Têko” (PHS).

O projeto de lei foi criado depois de vários ataques a agências bancárias serem registrados em cidades na região, inclusive, em alguns deles com mortes de policiais militares e de moradores.

“A intenção é evitar que quadrilhas especializadas em explosão de caixas eletrônicos invadam nossa cidade para provocar terrorismo com tiros de fuzil, até mesmo cercando quartéis e enfrentamento policiais, matando inocentes”, explicou o vereador José Mariano Oliveira.

Ainda de acordo com o vereador, em caso do não cumprimento da lei, a agência estará sujeita a advertência na primeira autuação, sendo o estabelecimento notificado para que efetue a regularização da pendencia em 30 dias úteis e multa diária caso persista a infração, no valor de R$200,00 (duzentos reais).

As instituições financeiras de Itapecerica/MG, tem o prazo de 180 dias para se adequarem à lei municipal, a partir da data de sua publicação em 04/04/2018.

Leia abaixo a íntegra do Projeto de Lei: 2.587/2018 aprovado:

Projeto de Lei: 2.587/2018

REPERCUSSÃO

Uma das ocorrências de explosão em agências de maior repercussão no estado foi registrada em dezembro do ano passado, quando os criminosos cercaram o quartel da PM em Pompéu, enquanto outra parte da quadrilha esteve em uma agência e explodiu os caixas eletrônicos.

Houve confronto e dois policiais morreram depois de serem atingidos por disparos de arma de fogo. Um morador que voltava do trabalho e passava próximo ao local no momento da troca de tiros também foi atingido e morreu no local.

Algumas cidades do Centro-Oeste de Minas já contam com este tipo de segurança nas fachadas das agências bancárias.

(Agência do Banco Itaú em Pitangui/MG (Foto: Wellington Vieira/DN)

Em Pitangui, a agência do Banco Itaú, instalou portas de aço automatizadas para impedir a ação de criminosos.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com