Filas quilométricas no TRE: eleitores de quatro cidades podem ter título cancelado em Minas

Em alguns postos do TRE, as senhas já se esgotaram

Foto: Maurício Vieira

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.

Os postos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Região Metropolitana de Belo Horizonte estão lotados nesta quarta-feira (9), prazo final para regularização ou transferência do título de eleitor, além do recadastramento biométrico. Em alguns lugares, como o posto provisório do Fórum Lafayette, senhas foram distribuídas e estão esgotadas.
A matéria continua após a publicidade

Os postos oficiais fecham às 17h, enquanto os localizados em shoppings funcionam até as 18h. Senhas serão distribuídas para as pessoas que estiverem nas filas, mas elas estão condicionadas à capacidade de atendimento em cada local. Importante lembrar: em Belo Horizonte, o eleitor não é obrigado ainda a ter a biometria cadastrada para poder votar.

Nas cidades de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia a situação é mais complicada. Nelas, o recadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores e quem não tiver comparecido ao TRE até esta quarta-feira (9) terá o título cancelado. Sem esse documento, o cidadão sofre várias sanções, como não poder fazer passaporte, não poder se matricular em instituição de ensino pública e não poder tomar posse em cargo público.

Para quem perdeu o prazo, a regularização só poderá ser feita a partir de novembro, quando o TRE volta a trabalhar a regularização dos documentos. Quem tiver urgência na regularização (precisa tirar passaporte para uma viagem de trabalho, por exemplo) poderá solicitar um documento chamado Certidão Circunstanciada.

Onde regularizar o título

Em Belo Horizonte, postos provisórios do TRE foram montados na Câmara Municipal, Minas Shopping, Viashopping e Estação BH. Em Contagem, os postos estão nos três shoppings: Itaú Power, Contagem e Big Shopping. Em Betim, os postos estão no Montecarlo, na Prefeitura e na Câmara.

Última hora

Muitos eleitores das cidades onde o recadastramento biométrico é obrigatório deixaram a visita ao TRE para a última hora. Até sábado (5), 20% dos eleitores de Contagem ainda eram esperados para o recadastramento, enquanto 16% dos eleitores de Betim também não haviam feito a regularização. Nas duas principais cidades do Triângulo Mineiro, Uberaba e Uberlândia, a taxa era de 12% no sábado.

Confira quem deve procurar o TRE até quarta (9):

– quem precisa transferir o título para um novo município ou endereço;

– quem já completou 18 anos e tem que fazer o alistamento;

– quem teve o título cancelado por ter deixado de votar e justificar em três turnos consecutivos;

– quem teve o título cancelado por não comparecer à revisão do eleitorado no município onde está cadastrado como eleitor (caso de Betim, Contagem, Uberaba e Uberlândia);

– quem teve o título cancelado ou suspenso por outros motivos e precisa regularizar a situação;

– eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida que quiserem fazer a transferência para votar em uma seção de fácil acesso;

– quem quiser solicitar a inclusão de seu nome social no título e atualizar a sua identidade de gênero no Cadastro Eleitoral.

Fonte Hoje em Dia
WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com