O Ministério Público Federal (MPF) abriu as inscrições para o processo seletivo de estágio para 15 cidades, incluindo Belo Horizonte. Os selecionados irão cumprir carga horária de quatro horas diárias e receber bolsa de R$ 850, mais auxílio-transporte no valor de R$ 7 por dia trabalhado. As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 7 de maio.

A matéria continua após a publicidade

O concurso está previsto para ser realizado em maio. Na capital, as vagas são para estudantes de Direito, Engenharia civil, Administração, Ciências Contábeis, Tecnologia da Informação e Comunicação Social. Também há vagas para estudantes de Direito em outros 14 municípios: Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Paracatu, Passos, Pouso Alegre, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Varginha e Viçosa.

Somente podem participar da seleção estudantes matriculados em instituições de ensino superior autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) e conveniadas com o MPF. Além disso, o aluno deve ter cursado, pelo menos, 40% da carga horária ou dos créditos necessários para conclusão do curso superior quando for selecionado para o início do estágio. Estudantes que terminam a graduação neste primeiro semestre de 2018 não poderão participar da seleção.

A pré-inscrição deve ser feita pelo site do MPF. Após receber a confirmação, o candidato deve comparecer à sede da respectiva unidade do MPF nas unidades do interior para apresentar a documentação. No caso da unidade de Belo Horizonte, é possível encaminhar e-mail com a documentação.

O concurso prevê reserva de 10% das vagas às pessoas com deficiência e de 10% pelo Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais.

Vale lembrar que os estagiários selecionados têm direito a recesso remunerado de 30 dias anuais, sempre que o período de duração do estágio for igual ou superior a 1 ano.