A solidariedade deve marcar o feriado de Páscoa em BH devido a pessoas e grupos que doam tempo, carinho e alimento a quem mais precisa. Exemplos não faltam, principalmente hoje, Sexta-feira da Paixão.
Uma iniciativa que já se tornou tradição na capital é a distribuição de peixes no bairro Lagoinha, região Nordeste. Há exatos 27 anos, a ação é organizada pelo empresário Afonso Teixeira, de 64. “O que posso dizer é que quem vier vai receber 2 quilos de douradinho do mar”. Ele, no entanto, não revela quantas pessoas nem a quantidade de pescado doado. Para o comerciante, o mais importante é ajudar. “É muita alegria. Cada ‘Deus te ajude’ que recebo é uma ótima moeda de troca”.
Mesa farta
Quem também pratica a solidariedade são os irmãos Anselmo Rodrigues e Marcelo Rodrigues. Donos da empresa Classe A Frutos do Mar, no Olhos d’Água, região Oeste, os empresários vão garantir a mesa farta de três instituições de caridade. Mais de 400 quilos de surubim e tilápia foram distribuídos. A ação é feita há mais de 15 anos. “É uma atitude simples, mas grandiosa para quem recebe”, resume Anselmo.
Chocolate
As boas ações durante a Semana Santa também vão garantir uma doce Páscoa para muitas pessoas. Mesmo viajando, a advogada Isabella Vilas Boas, de 32 anos, não quer deixar o fim de semana passar em branco e irá levar 300 mini ovos de chocolate para crianças carentes de Abaeté, na região Central. “Além desses, arrecadamos 126 ovos que destinamos para três asilos. Foram também 70 caixas de chocolate e outros bombons para moradores de rua”.
Cintia Chamone participa do grupo Força do Bem, que vai doar chocolates para crianças de várias cidades
Henrique mobilizou colegas para arrecadar caixas de bombom que serão distribuídas em um abrigo